28 dezembro, 2005

O Papel da Mulher em Casa e a Ajuda do Homem (PARTE 2 - o homem moderno)

Na PARTE 1 desta minha filosofia toda, analizamos o modelo de casal, o mais usual no meio onde vivemos. Se não leu a PARTE 1, leia-a antes de ler o que se segue!

Pois então, vimos o papel e tarefas tanto do Pai como da Mãe. As maiores divergências verificam-se em relação à idade (nos casais mais novos tende a equilibrar) e ao meio urbano (quando mais refundida a aldeola, mais acentuadas são as diferenças).

Antigamente um homem que fizesse tarefas "de mulher" era definitivamente efeminado. Actualmente, as mulheres reclamam do trabalho acumulado com a lida doméstica, e está na moda o homem não ser um mero observador da lida doméstica. Mas cuidado!!! Se o Pai faz demasiadas coisas da lista da Mãe ou ela toma decisões importantes em casa em democracia com ele, ou seja, sem que ele tenha o direito certo à decisão final, diz-se gravemente que é "a mulher quem usa as calças lá em casa", o que constitui uma grande ofensa à virilidade do Pai. LOL as mulheres já usam calças há séculos.. e os escoceses usam saias.. tou a gozar...

Então, o que faz, efectivamente, o Homo Sapiens Sapiens Metrosexulaliensis, ou seja, o dito homem moderno? Ele, com muito orgulho diz quando o casal convive com outros casais que "ajuda bastante em casa"!! Efectivamente, as mulheres gostam também de dizer isto na frente das amigas. Vejamos, ele umas vezes trata dos os putos (dá-lhes biberon, muda fraldas, leva-os ao colégio se a mãe não tem carta de condução e às vezes até o veste ou lhes dá banho)! Às vezes o Pai ajuda a Mãe na cozinha em vez de se sentar a ver TV na sala. Há até alguns pais que gostam de cozinhar e fazem praí uma refeição por mês.. Com alguma insistência, o homem até põe mesa, limpa a louça ou põe-na na máquina, e até já foram vistos pais a estender roupa! Que espetáculo! O homem AJUDA a mulher!!! Que QUERIDO!!!

Vejamos a noção de ajudar... participar numa tarefa que não é dele, cetto? Agora expliquem-me lá, se ambos trabalham fora, ambos vivem na casa, comem, usam roupa, e os filhos são de ambos.... porque é que todo aquele rol de tarefas são "da mulher"? Porque é que se a mulher as faz, não faz mais que a sua obrigação, e se o homem participa nelas de vez em quando é um querido porque "ajuda"?
Porque raio não têm ambos que fazer metade e ponto final?