26 dezembro, 2005

O Papel da Mulher em Casa e a Ajuda do Homem (PARTE 1 - origem das tarefas)

Todos sabemos que em casa, Homem e Mulher têm papéis mais ou menos oficiais bastante definidos. O casal-modelo está relativamente bem estereotipado, e até onde conheço, as pessoas acham isso banal e seguem esse mesmo modelo. Deixem-me começar coerentemente, vamos regressar um pouco no tempo!
No tempo das nossas Bisavós, Avós, e até de algumas Mães, a escolaridade para uma menina era mais do que suficiente se fosse até à quarta classe. Aliás era uma sorte.. provavelmente só o Português e a Matemática mais básica eram adequados à futura dona de casa... só interessava que conseguissem ler as embalagens dos produtos, as etiquetas das roupas e que fizessem as contas para conseguir gerir minimamente o dinheiro que o marido lhes dava e o troco quando iam comprar coisas pra casa... Depois da quarta classe as meninas ficavam em casa a aprender a costurar, a cozinhar, a limpar, a tratar dos irmãos mais novos, etc etc...
Já os meninos prosseguiam com os estudos no mínimo até ao 2º ano (actual 6º ano), e se não prosseguiam mais é porque iam ajudar o Pai no trabalho ou mesmo empregar-se já! Logicamente, na família média dessa altura, o Pai trabalhava fora para ganhar o sustento para a casa, e chegava exausto as oito da noite para jantar. A Mãe tratava da lida da casa... e, se lhe sobrava tempo, podia sempre costurar ou cozinhar para fora.

Vamos parar por aqui e voltar aos tempos modernos. Sabemos que a escolaridade é obrigatória até à mesma idade em ambos os sexos, a média dos pais fez o nono ou decimo segundo ano, ou mesmo um bacharelato ou licenciatura. A Mãe já trabalha fora de casa e ganha tanto ou mais do que o Pai. Mas analizemos os papéis de cada membro do casal:

A Mãe:
- Trabalha fora de casa desde empregada doméstica a médica..
- Arruma e limpa a casa no geral, desde varrer a aspirar, desde arrumar o quarto dos putos até lavar as sanitas da casa de banho, o chão, ou as janelas. Faz as compras dos produtos necessários, com autorização do marido, não fosse gastar muito dinheiro.
- Controla a roupa limpa/suja da família, lava a roupa (ou põe-na a lavar), estende a roupa, passa a roupa e arruma a roupa nas gavetas ou roupeiros correctos no quarto de cada um (acho piada depois aos maridos e filhos a berrar "maaaeeeeee onde é que puzeste a minha tshirt as bolinhas???? Não encontro!!!".. se arrumassem a roupa já encontravam).
- Ainda em relação à roupa, até certa idade dos vai comprar ou mandar fazer roupa para os mesmos quando esta está gasta. E se há uma bainha para levantar, um buraco para fechar, um botão para cozer, cabe também à mãe, obviamente, fazê-lo.
- Controla a comida que há em casa e a que é preciso comprar (e a maioria até é que vai às compras sozinha), confecciona as refeições, serve à mesa, levanta a mesa, lava a louça, limpa a louça e arruma-a nos respectivos lugares.
- Trata dos putos no geral: mudar fraldas, dar papinha, deitá-los, acordá-los, dar-lhes banho, vesti-los, preparar a mochila e a lancheira, preparar pequenos-almoços e lanches, mandá-los lavar os dentes, deitá-los, mandá-los fazer TPCs e estudar, controlar as actividades extra-curriculares (com aprovação do marido para o dinheiro gaato), e muitas vezes ir levar e buscar os meninos pra estas coisadas todas. No caso dos rapazes a mamã há-de ainda fazer-lhe a mala pras férias ou pra um acampamento com os amigos até ele se casar, que é quando a recém-esposa passa a fazê-lo.
- Controla ainda a saúde dos miúdos e do marido, as vacinas em dia, se têm febre, se come ferro de menos, se têm prisão de ventre.. e se alguém fica doente, a Mãe falta ao trabalho e cuida do doentinho na cama, sem ficar por isso dispensada de todas as outras tarefas domésticas.- Claro que para isto pode contar, se tem posses, com a ajuda de uma empregada doméstica praí 2 vezes por semana, que fará os trabalhos mais pesados.
O Pai:
- Trabalha fora, desde varredor de ruas a ministro..
- Se há algum problema eléctrico, electrónico, informático ou de canalização, tenta repará-lo. Se não consegue, chama um profissional.
- Se há portas ou janelas para arranjar ou olear, ou melhor ainda, se há furos pra fazer na parede, os homens prontificam-se a pegar em tudo o que seja comprido e acerte em buraquinhos ou faça buraquinhos (estilo chaves de cruzetas, de fendas, ou um black&decker)!!
- Se há jardim, regam-no no e tiram as ervas daninhas, ou chamam o jardineiro. Não tratam das flores! Se não há jardim, não tocam nas plantas que possa haver em vasos pela casa.
- Se há cão, provavelmente alimentam o cão. Se há gato, provavelmente não alimentam o gato.
- Dão pancada nos filhos quando eles se portam mal, brincam com eles quando se portam bem, decidem a mesada deles quando têem idade, a hora de chegada a casa, se vão ou não ter mota, se podem ou não dormir fora de casa e se o namorado da filha é bom rapaz ou não. Cortam as unhas aos putos, quando estes não as roem, e alguns pais levam o puto ao barbeiro.
- Também controla as saídas da Mãe, que devem ser apenas com ele, quando ele quer levá-la, e sozinha só pra casa da sogra ou da irmã, ou no dia das amigas com as mesmas, com a condição de ela estar em casa a horas decentes para deitar os putos.
- Se a família vai a algum lado de carro, ele é que conduz. Se a mulher conduz, ele fala mal da condução dela.
- Gere o grado do património monetário. É o chefe de família. É com ele que os vendedores que batem à porta querem falar (excepto se vierem vender aspiradores), a casa fica no nome dele, os carros ficam no nome dele, ele decide que TV, sofá ou automóvel comprar, quando e em quantas prestações. Até decide se a mulher deve comprar tal telemóvel por tal preço ou se lhe chega um mais baratucho.

Na PARTE 2, analizaremos a quantidade de trabalho entregue a cada membro do casal e as possíveis trocas, variantes ou ajudas.

2 Comments:

At 26 dezembro, 2005 22:32, Anonymous Anónimo said...

Lol tah engraçado :)

 
At 28 dezembro, 2005 18:58, Blogger Nox said...

só um pekeno promenor... esse modelo d familia k descreves aí é o tipico modelo americano, dakele país recordista em divorcios... as familias mais duradouras têm tendencia a funcionar de modo ligeiramente diferente

 

Enviar um comentário

<< Home