24 outubro, 2006

"Moisés vagueou pelo Deserto ao longo de 40 anos. Esse também não quis perguntar o caminho"

Como o Natal se aproxima a passos largos... hem?! Não? Eu sei, ainda nem passamos o Halloween, eu é que sou sensível a dias de chuva e vento e já ando a preparar uma listinha de mp3 natalícios. Mas falando do que interessa, aqui vai um excerto de um livro que me faz exercitar os abdominais (a rir, claro).

"A História dos Três Reis Magos, ou Três Homens Sábios, e do nascimento de Cristo, é uma das mais contadas em todo o mundo. É igualmente algo que ilustra, para as mulheres, todas as características dos homens que lhes provocam frustração.
.
Em primeiro lugar, os ditos Reis Magos assumiram simplesmente que os céus giravam à sua volta - a estrela que brilhava no Oriente tinha sido lá posta expressamente para que eles a seguissem.
Em segundo lugar, eles não chegaram ao estábulo em que Jesus nasceu senão mais de dois meses depois do evento, provavelmente porque se recusaram a parar no caminho e pedir indicações.
Em terceiro lugar, que utilidade poderia encontrar um bebé recém-nascido, e a sua mãe exausta, em oferendas de ouro, incenso (uma resina utilizada para a fumigação) e mirra (um óleo vegetal de forte odor, usado para embalsamar os mortos)?
E, finalmente, Três Homens Sábios? Quem é que já viu uma coisa tão improvável?
.
Imagine se a história fosse acerca de Tres Mulheres Sábias. Elas perguntariam o caminho, chegariam a tempo para ajudar no parto do bebé, e trariam presentes práticos, tais como fraldas, biberons, brinquedos e um ramo de flores. Elas teriam, de seguida, posto os animais no exterior, limpo os estábulos, cozinhado uma refeição, mantido o contacto pelo correio, e haveria paz na Terra para sempre!"